terça-feira, 23 de outubro de 2007

Impermanência


Não se esqueça que as pessoas mudam quando se comprometem, e não porque alguém as critica. A vida é uma só e não devemos nos permitir ficar tristes, ou deixar de viver intensamente. Lembre-se: não importa o que aconteça, nunca perca a esperança, pois na vida tudo passa.

No budismo, essa filosofia é chamada de impermanência, e pode ser melhor compreendida, a partir da leitura do conto a seguir.



Um dia, pressentindo a chegada da morte, o rei chamou seu único filho, sucessor do trono, tirou um anel do dedo e entregou-lhe, dizendo: ­- Neste anel há uma inscrição. Quando viveres situações extremas de glória ou de dor retira-o e lê o que está escrito.

Passado algum tempo, conflitos com um reino vizinho culminaram numa terrível guerra.

À frente do seu exército, o jovem rei partiu para enfrentar o inimigo. No auge da batalha, seus companheiros lutavam bravamente. Mortos, feridos, tristeza e dor. O rei se lembra do anel. Tira-o do dedo e lê a inscrição: “Isto passará.”


Ele continuou na luta. Perdeu algumas batalhas, venceu outras tantas e, ao final, saiu vitorioso.


Retorna, então, a seu reino e, coberto de glória, entra em triunfo na cidade. O povo o aclama. Chama-o de herói. Neste momento, ele se lembra de seu velho e sábio pai. Tira o anel e lê. “Isto passará”.


“Os homens todos se assemelham por natureza. Eles se fazem diferentes pelos hábitos que adquirem.” Confúcio.



Seja feliz!


Esta mensagem foi extraída da contra-capa do livro “Coisas Que Você Precisa Saber Para Ser Feliz”, de Véronique Brontë. Um achado da Bianca, que achei legal e coloquei aqui.



A propósito, pra quem gosta de pensamentos, recomendo "A águia e a galinha" no blog A Vida Feliz. Valeu! Ah, e pra quem gostou da matéria Star Trekos, a segunda parte está a caminho (mas ainda não hoje). Valeu!



1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, brother...e a fábula da Águia também! Grande dica o do blog da Bianca...até me inspirei com o ´´dia do macarrão´´ e deixei uma receita minha lá p'ra ela, hehehe...

Related Posts with Thumbnails