terça-feira, 18 de dezembro de 2007

EARTH VERSUS THE FLYING SAUCERS



por Quatermass




Sabe aquele quadrinho logo acima dos MEUS LINKS neste blog? É cena do filme em questão! Depois de mais de trinta anos, consegui o filme de meu amigo Thintosecco e matei a saudade!



A Invasão dos Discos Voadores – Earth versus the Flying Saucers – 1956) é exatamente o que o título em português diz. Só que com direção e atores de segunda linha. Que importa! É um filme de Ray Harryhausen! É ÓTIMO! Pura fantasia.






Mas é incrível como hoje em dia, seja que filme for, seja qual for o diretor, as tomadas são sempre as mesmas! Os mesmos ângulos! Nada de novo!

Este é um filme dos anos cinqüenta, década em que Hollywood foi a mais prolífica em quantidade e qualidade. Fotografia em preto-e-branco, e daí? A tomada do disco voador ingressando na base militar a poucos metros do solo, o pouso e a saída de seus tripulantes é puro estado-de-arte.







O título é espalhafatoso, e só. Não possui padrão George Lucas-Spielberg. Não há luzes piscando, nem cientistas ingênuos. Harryhausen combina com perfeição a técnica do stop motion com efeitos sonoros. Esta combinação é a chave do sucesso.


Se o filme tem menos de 90 minutos não importa, a qualidade exibida dispensa versões definitivas. É FILME DE MATINÉ, com direito a pipoca. Por isso tantos diretores o reconhecem e homenageiam.








A invasão começa desde o início, a pauleira também. Dá-se uma pausa, enquanto cientistas procuram o ponto fraco dos aliens. Descoberto, os militares partem para a revanche.


Já comentei que Tim Burton homenageou Ray Harryhausen em Marte Ataca. Realmente, o design dos discos é o mesmo e a história é muito semelhante (para não polemizar). VEJA, OUÇA E NÃO PENSE! Não precisa! Este é o segredo de um legítimo filme de matiné: diversão.




4 comentários:

Mestre Splinter disse...

Isso dava medo! Hehe...

...hoje estou bebendo un rojo...saúde!

thintosecco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
thintosecco disse...

Profecia? Depois de escrever essa resenha, o prof. Quatermass descobre que esse filme, assim como mais dois do Harryhausen (um deles vai ter postagem aqui em seguida) está saindo em DVD. Colorizado (hã?). Quem espiar no site da Livraria Cultura vai ver. Será que O Planeta passa do retrô à vanguarda?

Anônimo disse...

EU SOU DORIANO
ENTUSIASTA DOS FILMES DO MESTRE HARRYHAUSEN.ESTA OBRA PRIMA DE FICÇÃO NA MINHA OPINIÃO É O FILME MAIS ESPETACULAR SOBRE INVASÃO EXTRATERRESTRE DE TODOSOS TEMPO NEM MESMO NOS DIAS DE HOJE COM TODOS OS RECURSOS TECNICOS E GRAFICOS SE CONSEGUIU UM ESPETACULO ASSIM.

Related Posts with Thumbnails