sábado, 27 de novembro de 2010

PREDADORES





por Quatermass





Predadores (Predators – 2010) – é uma típica continuação que ainda assim surpreende.



A trilha sonora é idêntica a de Alan Silvestri do Predador original (Predator – 1987). O âmago da história é o mesmo: militares, mercenários e assassinos são caçados na floresta. O que difere? O roteiro e o protagonista.


Da linha de Quentin Tarantino, o também roteirista e produtor Robert Rodriguez conseguiu recauchutar a velha narrativa e prender a atenção do espectador. Significa que está anos-luz da aberração chamada Aliens Versus Predador I & II ou mesmo do segundo filme da franquia, com Danny Glover como protagonista.




O ator Adrien Brody também surpreende: do frágil judeu refugiado Wladyslaw Szpilman em O Pianista (2002) para um seco e taciturno mercenário chamado apenas de Royce. Apesar de ser um personagem incrivelmente antipático, é empático – entendeu? Uma prova de sua atuação!


Ou seja, basicamente, o filme se sustenta pela direção e atuação dos atores, inclusive, Laurence Fishburne (outro soldado porra-louca que misteriosamente conseguiu sobreviver temporadas de caça a fio).




Mesmo assim achei interessante novo local da matança: agora as vítimas são abduzidas e lançadas de pára-quedas em selva hostil num planeta distante. A finalidade: participação de uma caçada em que o homem é a presa.




Com situações mais tensas e criativas que a segunda seqüência e Alien X Predador, e contando com a única presença feminina do grupo, que não é nenhuma Tenente Ripley. Não mesmo! É filme de macho, com direito à resmungos e poses!


Basicamente não há muito mais o que contar: Predadores é um filme novo com idéias velhas e um elenco e direção competentes – só! Ainda assim um bom divertimento.


1 comentários:

Marcos* disse...

Os Predadores são fascinantes: violentos e sanguinários, mas ao mesmo tempo honrados. Sem contar que seu visual é imponente e o arsenal que usam é muito maneiro! E já que você mencionou os filmes Alien vs. Predator I e II, peço licença para registrar que poucas vezes no cinema vi uma oportunidade tão legal ser desperdiçada em filmes tão medíocres. Havia um jogo de arcade anos atrás que lidava justamente com o conflito das duas raças: os Aliens invadiam a Terra e os Predadores, percebendo o potencial de caçadas perigosas que essa situação oferecia, vinham para cá e lutavam ao lado dos humanos contra eles. Um filme BEM BOLADO baseado nisso poderia ser ótimo. E no entanto, o que se viu nas telas foram aquelas duas grandes perdas de tempo...

Related Posts with Thumbnails